28 • Nov • 2025
Leandro Ribeiro (Infographya)
Notícia
Cada vez mais casais têm recorrido aos cartórios para incluir cláusulas indenizatórias em pactos antenupciais e escrituras de união estável. A ideia é simples: prevenir conflitos e garantir acordos financeiros seguros em caso de divórcio.
O número de escrituras que preveem compensações por decisões tomadas durante a vida em comum — como a interrupção da carreira de um dos parceiros — tem crescido significativamente. Assim, em caso de separação, tudo já está definido: sem brigas, sem longos processos judiciais e sem desgaste emocional.
Essas cláusulas podem ser formalizadas diretamente em cartório, dentro do pacto antenupcial ou da escritura de união estável. Além da indenização por afastamento profissional, também é possível ajustar questões como mudança de país, divisão de despesas e outros compromissos financeiros.
A tendência reflete uma nova forma de encarar as relações: mais autonomia, transparência e maturidade, com regras claras antes que eventuais divergências aconteçam.
Porque, no fim das contas, o combinado não sai caro. E quando tudo é formalizado em cartório, a segurança jurídica é garantida.
Cartório Perfeito: ao seu lado nos momentos mais importantes.